Prefeito da Cidade Universitária, Juliano Henrique Davoli Finelli, também participou do encontro
A deputada estadual Ana Perugini (PT) se reuniu na tarde de quarta-feira (5) com o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé. O encontro ocorreu na reitoria da universidade, em Campinas, e foi acompanhado pelo prefeito da Cidade Universitária, Juliano Henrique Davoli Finelli.
Durante a reunião, a parlamentar cumprimentou o reitor pela gestão de uma das universidades mais importantes do Brasil e do mundo e colocou seu mandato à disposição para contribuir para a manutenção e ampliação dos serviços prestados à sociedade.
“Nós sempre tivemos uma relação de parceria com a Unicamp, principalmente por meio do Caism [Hospital da Mulher] e do HC [Hospital de Clínicas], hospitais para os quais destinamos mais de R$ 3 milhões recursos nos últimos anos. Agora, além da indicação de emendas parlamentares, queremos ampliar essa relação, de forma que possamos trabalhar juntos para fortalecer a Unicamp”, afirmou a deputada.
Ana Perugini destacou que a universidade é referência em saúde e tecnologia e pode ter um papel ainda mais importante na região de Campinas, no estado e no país.
“Mais do que um centro de excelência em educação, formação, pesquisa e prestação de serviços de saúde de alta complexidade, a Unicamp tem um grande potencial tecnológico, que pode ser desenvolvido para beneficiar a população. Precisamos trabalhar para que a universidade receba mais investimentos para melhorar a estrutura do campus e traduzir o conhecimento que produz em equipamentos com tecnologia avançada a serviço dos usuários do SUS”, avaliou Ana.
Com mandato até 2025, o professor Tom Zé agradeceu à deputada pela visita e destacou seu foco em transformar a Unicamp em uma universidade inclusiva. Atualmente, segundo ele, são investidos R$ 110 milhões por ano em programas de inclusão.
De acordo com o reitor, quase metade dos alunos da graduação vieram de escolas públicas, 33% são pretos e pardos e 250 são indígenas. “A permanência estudantil aumenta as chances de êxito em nosso processo de inclusão. Queremos ter a deputada Ana Perugini como porta-voz do programa na Assembleia Legislativa de São Paulo e junto ao Governo do Estado”, afirmou Tom Zé.