Ana Perugini vai à Unicamp discutir estrutura e importância de hospitais geridos pela universidade

Deputada se reuniu com membros da Diretoria Executiva da Área de Saúde, que mantém complexo hospitalar e administra unidades nas regiões de Campinas e Piracicaba

A deputada estadual Ana Perugini se reuniu, na tarde de quinta-feira (6), com membros da DEAS (Diretoria Executiva da Área de Saúde) da Unicamp para avaliar a estrutura médica administrada pela universidade e seus impactos para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) nas regiões de Campinas e Piracicaba.

Participaram da reunião o diretor-executivo da DEAS, Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto; o superintendente do HES (Hospital Estadual de Sumaré), Dr. Mauricio Peroud; os assessores docentes da diretoria, professor Dr. Mauricio Etchebehere e professora doutora Angela Maria Bacha; o assessor responsável por convênios, Carlos Roberto Carducci; e o assessor William Alexandre de Oliveira.

O encontro, realizado na sede da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), faz parte do trabalho de diagnóstico da parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar do Sistema Cross instalada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Criado em 2023, o colegiado busca identificar “gargalos” e apontar medidas que garantam mais eficiência e transparência ao sistema, que é usado pela Secretaria Estadual de Saúde para estabelecer a ordem de atendimento de pessoas que aguardam por exames, cirurgias e tratamentos na rede pública de saúde.

Um dos pontos abordados no encontro foi o convênio firmado entre a Unicamp e o Estado para a gestão do HES. O acordo vence em 31 de julho.

A unidade é administrada pela universidade desde o ano 2000, com apoio da Funcamp.

Com 220 leitos em operação, o hospital é referência para aproximadamente 1,2 milhão de pessoas em seis cidades da Região Metropolitana de Campinas – Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Em 2022, graças à administração de excelência da Unicamp, o HES recebeu o prêmio de melhor unidade médica de atendimento SUS do Brasil, concedido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.

ESTRUTURA

A Unicamp é responsável pelo complexo hospitalar localizado no campus-sede, em Campinas, que é composto pelo HC (Hospital de Clínicas), o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/Caism, o Centro de Hematologia e Hemoterapia, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo e o Cecom (Centro de Saúde da Comunidade).

A universidade também atua em parceria com o Governo de São Paulo na gestão do Hospital Estadual de Sumaré, do Hospital Regional de Piracicaba, além dos AMEs (ambulatórios médicos especializados) de Amparo, Limeira, Mogi Guaçu, Santa Bárbara d’Oeste e São João da Boa Vista.