Em 2008, a Rodovia Francisco de Aguirre Proença, mais conhecida como SP-101, registrava alto índice de acidentes, incluindo atropelamentos. Recém-empossada como deputada estadual, Ana Perugini participou de um movimento popular que resultou na instalação de passarelas e barreiras de concreto no trecho entre Hortolândia e Monte Mor.
As melhorias foram conquistadas antes mesmo de a rodovia ser entregue pelo Estado, em concessão, à concessionária Rodovias do Tietê. As primeiras cinco passarelas e a construção do muro de proteção no canteiro central, do quilômetro 0 ao km 11,5, foram confirmadas em setembro daquele ano pelo diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Cleiton Luiz de Souza, durante reunião, em Campinas, na companhia de um representante do movimento popular A Vida Pede Passagem.
As melhorias, que depois se estenderam para toda rodovia, foram resultado de reivindicações iniciadas em março de 2007, quando Ana Perugini assumiu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nesse período, Ana participou de mobilizações ao longo da via e de reuniões na Secretaria Estadual dos Transportes, defendendo ações que contribuíssem para a segurança de motoristas e pedestres.
A conurbação e o crescimento populacional transformaram a rodovia em avenida. A substituição da barreira de alambrado por concreto pela de concreto e a instalação de passarelas aumentaram a segurança na SP-101. “As passarelas são equipamentos importantes e a barreira de concreto fará com que as pessoas sejam obrigadas a buscá-las para a travessia. É preciso dar opções para os pedestres”, afirmou Ana, na ocasião.