Municipalista convicta, Ana Perugini sempre focou seu trabalho na defesa e na luta pela autonomia dos municípios paulistas. Em dois mandatos como deputada estadual (2007-2010 e 2011-2014) e um como federal – de 2015 a 2019 -, Ana destinou mais de R$ 70 milhões em emendas parlamentares a quase 200 cidades de São Paulo.
Os recursos incrementaram os orçamentos municipais, ajudaram prefeituras na manutenção de serviços essenciais à população, como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana, e fortaleceram a atuação de entidades do chamado terceiro setor, que são grandes aliadas das administrações municipais no atendimento às comunidades.
Além da construção e reforma de hospitais, UPAs (unidades de pronto atendimento), UBS’s (unidades básicas de saúde) e escolas, os repasses feitos pelos governos estadual e federal foram investidos no custeio de unidades; compra de equipamentos hospitalares; obras de infraestrutura urbana, como pavimentação, recape e construção de ruas e avenidas; reestruturação de conselhos tutelares; e ações nas áreas de esporte e assistência social.
Sua luta incansável pelo desenvolvimento das cidades, com atuação forte na área de saneamento básico, a credenciou a receber títulos de cidadã de municípios localizados em diversas regiões do estado, como Amparo, Cabrália Paulista, Herculândia, Laranjal Paulista, Mogi Mirim, Monte Mor e Promissão.
Em 2017, por indicação do então prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, Ana Perugini assumiu uma das 73 cadeiras da Bancada da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na Câmara dos Deputados. O grupo, consolidado durante reunião em Brasília, atua como representante dos municípios no legislativo federal, com a missão de acelerar projetos e conseguir avanços para as cidades.