Jornalista receberá Colar de Honra ao Mérito Legislativo em sessão solene que será realizada na segunda-feira, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek
O jornalista Helton Pimenta, conhecido por entrevistar grandes nomes da política, economia e da vida pública, recebe nesta segunda-feira (30), em sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo pelo trabalho prestado à população e contribuição ao exercício da democracia. A homenagem foi proposta pela deputada Ana Perugini e assinada pelos deputados Dirceu Dalben e Rafa Zimbaldi.
Helton Pimenta tem 78 anos, mora em Ribeirão Preto e, atualmente, apresenta o programa Helton Pimenta Entrevista, transmitido ao vivo pelo Facebook. Helton iniciou a carreira aos 13 anos no rádio, ingressou em 1990 na televisão, onde comandou o programa Notícias em Debate, na TVB Campinas, emissora afiliada do SBT, durante 20 anos.
“O Helton é muito especial. Um jornalista inteligente e sensível que, quando pergunta, faz a gente pensar. Depois de anos de trabalho no rádio e na televisão, se reinventou e levou seu programa para a internet, onde continua fazendo entrevistas e dando sua contribuição à sociedade. Essa homenagem é apenas uma forma de agradecê-lo por tudo que fez e ainda faz por nós”, afirmou a deputada Ana Perugini.
A homenagem ao jornalista ocorrerá na segunda, a partir das 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek, e deve reunir deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos de cidades da região de Campinas e de outras regiões do Estado de São Paulo.
O pedido de concessão da honraria foi apresentado pela deputada Ana Perugini à Alesp no dia 29 de junho. Após tramitar pela 1ª e 2ª secretarias e pela Presidência, o pleito, corroborado pelos deputados Dirceu Dalben e Rafa Zimbaldi, foi aprovado em julho.
Criado em 2015, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo é conferido pela Assembleia Legislativa a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado, como forma de homenageá-las.
O colar pode ser concedido pelos parlamentares estaduais uma única vez a cada legislatura. É a maior honraria do Poder Legislativo Estadual.