NOTA DE REPÚDIO: ‘É nosso dever dar um basta a esse movimento golpista incentivado por Bolsonaro’

Repudiamos veementemente os ataques terroristas ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e à sede do STF (Supremo Tribunal Federal), praticados ontem (8), em Brasília.

A invasão e a destruição dos prédios que abrigam os três poderes da República – com prejuízos estruturais, arquitetônicos, históricos e artísticos incalculáveis – foi um ataque sem precedentes à democracia que precisa ter uma resposta proporcional do Estado.

Nossa democracia foi duramente atacada, mas segue firme e inabalável, protegida pela Constituição Federal, pelos poderes constituídos e sustentada pelos brasileiros e brasileiras que repudiam atitudes como essa e não veem a postura antidemocrática, o crime e o vandalismo como caminhos para fazer valer suas vontades e ideologias.

A tentativa de golpe de Estado fracassou. Agora, é nosso dever e de todas as instituições brasileiras dar um basta a esse movimento golpista incentivado pelo ex-presidente Bolsonaro e financiado por seus apoiadores.

Acompanhamos os desdobramentos desses atos inaceitáveis, com a detenção de bolsonaristas radicais que participaram da ação criminosa, a identificação dos financiadores da barbárie, a desmontagem de acampamentos e a desobstrução de rodovias no país (o que deve ocorrer, também, imediatamente, na região de Campinas e no Estado de São Paulo), conforme determinação do Supremo Tribunal Federal.

É preciso ressaltar que vivemos o pleno exercício da democracia, com a instalação de um novo governo, legitimamente eleito pelo povo brasileiro, em eleições limpas, transparentes, seguras e com a participação de 125 milhões de eleitores e eleitoras em todo país.

Nesse momento, precisamos de serenidade para que a ordem e a paz sejam restabelecidas e possamos seguir trabalhando na construção de um país melhor para todos nós.

Ana Perugini
Deputada estadual eleita