Fórum de Hortolândia

Bacharel em direito e servidora licenciada do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ana Perugini travou uma luta de dez anos por melhorias na estrutura do Poder Judiciário de Hortolândia. O prédio próprio do Fórum, por exemplo, é resultado desse trabalho, compartilhado com advogados, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), promotores, juízes, vereadores e a Prefeitura de Hortolândia.

A luta teve início em 2005, quando assumiu a cadeira de vereadora na Câmara de Hortolândia, e foi intensificada a partir de 2007, quando Ana chegou à Assembleia Legislativa paulista. A partir daí, foram realizadas audiências públicas com secretários estaduais de Justiça e presidente do TJ, como Ivan Sartori.

O Fórum – construído em uma área de 14,2 mil metros doada pela prefeitura – foi inaugurado em 2017. O Judiciário de Hortolândia recebe, em média, 20 mil novos processos por ano e acumula mais de 61 mil ações aguardando decisões.

Outro avanço conquistado no setor a partir do trabalho de Ana Perugini foi o aumento no número de varas judiciais. Após a aprovação da comarca, pela Alesp em 2015, a estrutura judiciária no município foi ampliada e chegou, em 2021, a seis varas, sendo três cíveis, duas criminais e uma do Juizado Especial.