Deputada se reuniu com o presidente do banco, Aloizio Mercadante, em São Paulo
A deputada estadual Ana Perugini se reuniu, na tarde de quarta-feira (7), com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante. Durante o encontro, realizado no escritório do banco na capital paulista, a parlamentar tratou do financiamento para construção de hospitais em municípios paulistas e moradias estudantis na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A necessidade de novos hospitais no Estado de São Paulo tem sido apontada por moradores, gestores e conselheiros municipais de saúde, durante audiências públicas promovidas pela deputada, por meio da Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS, que é coordenada por Ana na Assembleia Legislativa e busca acabar com a fila de espera por exames, cirurgias e tratamentos na rede pública de saúde.
O modelo utilizado no Hospital do Câncer de Guarulhos, por meio de PPP (parceria público-privada), foi citado por técnicos do banco e pode ser uma saída para a ampliação da rede de atendimento no estado. Nessa modalidade, o BNDES oferece suporte técnico e jurídico durante a execução dos projetos.
A permanência estudantil nas universidades públicas do Estado de São Paulo foi outro assunto tratado na reunião. Ana Perugini questionou o presidente sobre a possibilidade de financiamento para construção de moradias na Unicamp.
De acordo com o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, que recebeu a deputada em abril do ano passado, quase metade dos alunos da graduação da Unicamp são provenientes de escolas públicas, 33% são pretos e pardos e 250 são indígenas e ” permanência estudantil aumenta as chances de êxito em nosso processo de inclusão”.
Após avaliarem possibilidades, a superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do banco, Ana Cristina Rodrigues da Costa, se comprometeu a fornecer detalhes sobre o programa de financiamento educacional.
Durante a audiência, a parlamentar apresentou ao presidente o projeto de lei que prevê a valorização do trabalho doméstico não remunerado, também chamado de “PIB da Vassoura”, e o consultou sobre linhas de financiamento para mulheres empreendedoras.
As possibilidades serão analisadas e apresentadas pela diretora Socioambiental do banco, Tereza Campello.
O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia brasileira.
Além de coordenar a Frente Parlamentar do Sistema Cross, Ana Perugini é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Alesp e membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Ana tem uma história de defesa dos direitos das mulheres, do Sistema Único de Saúde e fortalecimento dos municípios paulistas.