Ana Perugini promove audiência pública sobre enfrentamento da doença de Chagas em SP

Debate será realizado na próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa, e vai abordar os desafios no combate à doença no estado, 115 anos após a descoberta da patologia

Os 115 anos da descoberta da doença de Chagas, lembrados em abril deste ano, serão o pano de fundo de uma audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa de São Paulo, por iniciativa da deputada estadual Ana Perugini. No debate, marcado para começar às 14h, no Plenário Tiradentes, serão avaliados os avanços e desafios no enfrentamento da patologia no estado.

Além da deputada Ana Perugini, participarão do encontro o médico Pedro Albajar Viñas, diretor do Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS (Organização Mundial de Saúde), médicos, especialistas, conselheiros municipais de saúde, representantes dos governos estadual e federal, de universidades e institutos que estudam o tema e membros de associações de pessoas afetadas pela doença.

“Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 1,2 milhão de pessoas são afetadas pela doença de Chagas no nosso país. Cerca de 70% delas ficam até três décadas sem saber que estão infectadas. Nosso desafio é ampliar a conscientização nos municípios, sobre o que é a doença, formas de transmissão e sintomas, e garantir que todos recebam o tratamento adequado, uma vez que os medicamentos estão disponíveis na rede pública”, afirmou a parlamentar, que é coordenadora da Frente Parlamentar do Sistema Cross e suplente na Comissão de Saúde da Alesp,

A Chagas está no grupo de 21 patologias endêmicas classificadas pela Organização Mundial de Saúde como DTNs (doenças tropicais negligenciadas), ao lado de doenças como leishmaniose, hanseníase, teníase, cisticercose, elefantíase, raiva, esquistossomose, dengue e chikungunya, que causam entre 500 mil e um milhão de mortes por ano.

DOENÇAS NEGLIGENCIADAS

No último dia 4 de junho, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei número 1.407/2023, de autoria de Ana Perugini, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre Doenças Negligenciadas. O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora segue para análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

ACOMPANHE!
Audiência Pública 115 anos da descoberta da doença de Chagas: desafios no enfrentamento no Estado de São Paulo

Data: segunda-feira, 24 de junho
Horário: 14h
Local: Plenário Tiradentes – Assembleia Legislativa de São Paulo
Onde assistir: facebook.com/anaperugini e youtube.com/@AlespOficial