Pular para o conteúdo

A deputada estadual Ana Perugini promove nesta quinta-feira (6) uma audiência pública para discutir o sistema de atendimento ao público oferecido pela Sabesp aos consumidores de Monte Mor, município da Região Metropolitana de Campinas. O debate, que ocorre após uma série de reclamações encaminhadas por moradores à parlamentar, será realizado a partir das 17h30, no plenário da Câmara Municipal.

“Recebemos denúncias graves, que vão desde a impossibilidade de questionamento sobre valores de contas a cortes indevidos sem possibilidade de contestação e pessoas com contas pagas e, mesmo assim, com nome no SPC e Serasa”, afirmou a deputada Ana Perugini, que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo.

As reclamações em relação ao atendimento realizado pelo escritório da Sabesp na cidade começaram após a implantação de um novo sistema, gerido por uma empresa contratada pela companhia após o processo de privatização, consolidado no segundo semestre de 2024.

De acordo com as denúncias, o principal problema é a obrigatoriedade de agendamento online, exigência que prejudica pessoas em situação de vulnerabilidade ou que têm dificuldade no uso de dispositivos como celulares, tablets e computadores, como idosos, que se dirigem ao escritório e, muitas vezes, voltam para casa sem atendimento.

Além de moradores, a audiência pública deve reunir vereadores, representantes da prefeitura, Procon, Sabesp, Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

PROBLEMAS EM HORTOLÂNDIA

As falhas da Sabesp na prestação de serviços têm sido questionadas pela deputada desde o ano passado. Em outubro, Ana Perugini protocolou um requerimento pedindo explicações à empresa sobre o fornecimento de água amarela e com mau cheiro em Hortolândia.

Em junho, a deputada questionou a companhia e a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, sobre falhas sucessivas no abastecimento e o forte mau cheiro gerado pela estação de tratamento de esgoto da cidade.

Ana Perugini também propôs a ida do diretor-presidente da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), Thiago Mesquita Nunes, à Alesp para prestar esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar os problemas.

__

PARTICIPE!

Audiência Pública Atendimento da Sabesp em Monte Mor
Data: Quinta-feira, 6 de novembro
Horário: 17h30
Local: Câmara de Monte Mor
Endereço: Rua Rage Maluf, 61 – Centro

Você também pode se interessar por