Ana Perugini lança frente parlamentar para melhorar atendimento a pacientes na fila de espera do SUS

Evento será realizado a partir das 14h desta sexta-feira, na Câmara de Campinas

A deputada estadual Ana Perugini (PT) lança na tarde desta sexta-feira (23), na Câmara de Campinas, a Frente Parlamentar do Sistema Cross. A iniciativa, instituída por meio do ato número 134/23 do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, visa fazer um diagnóstico e avaliar formas de aprimorar a eficiência e transparência da Central de Regulação de Vagas, serviço do governo estadual responsável pela definição da ordem de atendimento de pacientes na rede pública de saúde (consultas, exames e cirurgias). O evento ocorrerá a partir das 14h, no Plenarinho – Sala Sylvia Paschoal.

Além de gestores e profissionais da área de saúde, o lançamento deve reunir lideranças políticas da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e de outras partes do estado.

Além da parlamentar, farão parte da mesa de abertura o secretário de Saúde de Hortolândia, Denis Crupe; a superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Elaine de Ataíde; e o médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Fabio Alves.

De acordo com Ana Perugini, o evento marcará o início de um amplo trabalho de diagnóstico e busca por melhorias na distribuição de recursos do SUS no Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é avaliar o funcionamento da Cross e descobrir por que há usuários esperando há anos por procedimentos, como cirurgias de quadril. Queremos ouvir funcionários, pessoas que fazem a gestão das centrais de regulação municipais e a empresa que administra a regulação estadual”, adiantou a coordenadora da frente, que conta com a adesão de 43 dos 94 deputados da Alesp.

A ideia de criar a frente parlamentar surgiu a partir do questionamento de usuários da rede pública, que procuraram a deputada para reclamar da demora no atendimento e da falta de informações por parte das unidades de saúde. “Precisamos saber o que está acontecendo. O estado precisa garantir que essas pessoas sejam atendidas imediatamente”, disse Ana.

A deputada explicou que a Frente Parlamentar a Fim de Aprimorar a Eficiência e Transparência do Sistema Cross/SUS vai trabalhar para que as pessoas entendam o funcionamento do sistema e saibam como proceder para buscar atendimento, além de verificar se há falhas que têm impedido o pleno acesso aos serviços.

Ana enfatiza que a frente vai trabalhar para melhorar o sistema. “A Central de Regulação é essencial para o funcionamento da rede de saúde pública, e precisamos que ela funcione para que possamos fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde). Por isso, se houver gargalos, precisamos apontar, mexer e corrigi-los”, avaliou a parlamentar.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que há mais de um milhão de pessoas aguardando por cirurgias na rede pública no país. Desse total, 111,2 mil são de São Paulo.