Deputada participou da abertura do congresso de municípios paulistas de pequeno porte, realizado em Águas de São Pedro, na região de Piracicaba
A deputada estadual Ana Perugini defendeu a união de prefeituras de pequenos municípios na busca por recursos estaduais e federais para manutenção das cidades, promoção do desenvolvimento regional e garantia de vida digna aos moradores. A manifestação da parlamentar ocorreu na noite de terça-feira (29), durante a abertura da quinta edição do congresso Amppesp Fomenta 2024, realizado pela Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo, em Águas de São Pedro, na região de Piracicaba.
Municipalista convicta, a deputada representou a Assembleia Legislativa no evento e parabenizou o presidente da Amppesp e prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, pelo propósito da entidade, que representa mais de 500 municípios paulistas com menos de 50 mil habitantes e promove o congresso desde 2021.
“Encontros como esse fortalecem cada município na busca de soluções para problemas que têm sua peculiaridade em cada região do nosso estado”; afirmou a parlamentar, que integra a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp.
Ana destacou a característica comum entre os municípios de pequeno poder e falou do desafio de administrá-los. “São municípios que têm pequenas populações, grandes extensões territoriais e precisam de emendas parlamentares e projetos, para que consigam alavancar políticas públicas necessárias para uma vida digna”, disse.
Diante de representantes de aproximadamente 230 municípios de várias regiões do estado, a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres do parlamento paulista chamou a atenção para o baixo número de mulheres eleitas este ano.
“Somos mais de 50% da população e fomos apenas 14% de prefeitas eleitas. Ainda há uma dificuldade muito grande da participação da mulher, da sua manutenção na política e do despertar da população em relação àquelas que se colocam à disposição para que sejam uma referência de alguém que tenha a condição de fazer a gestão”, avaliou a deputada.
Também participaram da cerimônia de abertura o vice-governador Felício Ramuth; o presidente da APM (Associação Paulista de Municípios), Marcelo Barbieri; a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém; o presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Fabrício Moura Moreira; o presidente da Prodesp, Gileno Barreto; o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Educação, Vinícius Mendonça Neiva; o presidente do Conselho da Uvesp (União dos vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara; o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia; o diretor-superintendente do Sebrae, Nelson Harvey Costa; e o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza.
O Amppesp Fomenta 2024 ocorre até sexta-feira, 1º de novembro, no Centro de Convenções de Águas de São Pedro. A Amppesp existe desde 1989, a partir da união de 120 cidades com objetivo de promover cooperação e desenvolvimento dos municípios.