Pular para o conteúdo

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fará uma visita técnica à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), localizada na capital paulista. A ação, proposta pela deputada Ana Perugini, foi aprovada na quarta-feira (12), durante reunião ordinária do colegiado, na Alesp.

De acordo com o requerimento número 2.466/2025, o objetivo é “conhecer o funcionamento da estrutura responsável pela regulação de vagas hospitalares, exames e procedimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado”.

A data da visita será definida nos próximos dias, de acordo com alinhamento de agenda entre a Secretaria Estadual de Saúde e os parlamentares interessados em participar da ação.


A Cross – vinculada à Secretaria Estadual de Saúde – é responsável pela ordem de atendimento em consultas com médicos especialistas, exames, cirurgias, tratamentos – como quimioterapia, radioterapia e hemodiálise – e demais procedimentos realizados em todos os municípios paulistas.

Coordenadora da Frente Parlamentar do Sistema Cross na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Perugini agradeceu aos deputados e deputadas do colegiado pela aprovação do requerimento e destacou a importância da ação na luta pela regionalização da regulação e a redução da espera por atendimento na rede pública de saúde paulista.

“Precisamos ver tudo, para além do que está previsto no contrato; os recursos existentes, o funcionamento”, explicou a parlamentar, que já promoveu dez audiências públicas no estado, para ouvir a população e identificar as falhas que fazem com que pessoas fiquem até dez anos aguardando procedimentos no SUS.

Os encontros foram realizados na capital paulista; em Campinas, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia, municípios da Região Metropolitana de Campinas; Conchal, Cordeirópolis e Piracicaba, na Região Metropolitana de Piracicaba; Registro, no Vale do Ribeira; Araçatuba, no noroeste paulista; e em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, região de Presidente Prudente.

FRENTE PARLAMENTAR

A Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS foi criada em 2023, com apoio de 43 dos 94 deputados e deputadas da Alesp. O colegiado tem como objetivo avaliar o funcionamento da Central de Regulação de Vagas e estudar ações para torná-la mais eficiente e transparente para o atendimento à população.

Você também pode se interessar por