Notícias

Vereadores aprovam por unanimidade moção de apoio à deputada pela vacinação contra o HPV

A Câmara de vereadores de Hortolândia aprovou, terça-feira (20/08), moção na qual os vereadores demonstraram apoio à deputada Ana Perugini (PT) pelo trabalho voltado para a implantação da vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), na rede pública do Estado. A moção, de autoria da vereadora Clemilda Pereira (PT), contou com o apoio dos demais parlamentares, que aprovaram a iniciativa da deputada.
O projeto de lei da deputada, em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê a implantação da vacina na rede pública do Estado de São Paulo. A medida atenderia mulheres de nove a 26 anos de idade. A iniciativa já conta com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento.
Mida, ao discursar sobre a moção, lembrou que no último dia 24 de julho, a luta da deputada teve um novo avanço. Ela contou que foi aprovado o Projeto de Lei 326/12, que institui o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo de Útero. O projeto prevê o estímulo de ações informativas, visando a conscientização da prevenção contra o câncer uterino. E também propõe informar o Poder Público sobre a importância da aplicação da vacina que previne a doença.
O vereador Marco Antonio Panício (PT), o Mercadão, apresentou números a respeito da doença. Ele, ao discursar elogiando a moção da vereadora, disse que o vírus contamina cerca de 470 mil pessoas por ano, e que gera aproximadamente 230 mil mortes anualmente. Ele lembrou que o Ministério da Saúde anunciou dia 1º de julho a oferta da vacina contra o HPV no SUS – Sistema Único de Saúde, a partir de 2014, quando serão vacinadas meninas de 10 e 11 anos de idade.
O vereador Adailton Sá (PV) lembrou a luta da deputada na época em que ela era vereadora. “A Ana é e sempre foi forte em suas defesas de causas”, disse ele, ao comentar o trabalho da deputada pela implantação da Delegacia das Mulheres em Hortolândia e de ações da parlamentar como o Movimento Febem Não, da redução das tarifas de pedágios, de segurança, além do envio de recursos por meio de emendas para recapeamento da estrada que liga a região da empresa Honda, em Sumaré, até o centro de Hortolândia.
“Essa moção tem como finalidade parabenizar a deputada Ana Perugini, mas é também um instrumento de conscientização e sensibilização às nossas autoridades sobre uma questão que mexe com a vida de todos e não somente das mulheres de nossa cidade, nosso Estado e País”, finaliza a moção.
Confira o vídeo da sessão no link http://va.mu/crbO.

Notícia anterior

15ª Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo

Próxima notícia

Deputada visita Fundação Perseu Abramo