Notícias

Projeto de Ana Perugini pode ser ‘valiosíssimo instrumento’ de combate a doenças negligenciadas, avalia médico da OMS

Em mensagem encaminhada à deputada federal Ana Perugini, o médico e pesquisador Pedro Albajar Vinas, um dos responsáveis pelo Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da Organização Mundial de Saúde (OMS), manifestou satisfação com a proposta apresentada pela parlamentar à Câmara dos Deputados, que prevê a criação da Semana de Conscientização sobre as Doenças Negligenciadas,.

Protocolado no último dia 26 de outubro, o texto (projeto de lei 8.962/2017) estabelece 14 de abril, Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, como referência para a campanha nacional, que terá como objetivo esclarecer à população quais são, como se desenvolvem essas doenças e as formas de tratamento oferecidas pela rede pública de saúde.

Vinas lembrou que o Brasil assinou em 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo o compromisso de acabar, até 2030 com as epidemias de Aids, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas.

“Acreditamos que o processo de discussão e aprovação de uma lei federal, com todos os atores brasileiros implicados, começando pela população afetada, poderá ser um valiosíssimo instrumento para somar na consecução desse objetivo precioso para o futuro dos brasileiros e população mundial”, escreveu o pesquisador.

O médico destacou que o controle de doenças negligenciadas foi um dos temas mais abordados no 53° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), realizado no final de agosto, em Cuiabá, capital mato-grossense. Segundo ele instituições como Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz manifestaram disponibilidade para colaborar.

Especialista em doença de Chagas, o pesquisador brasileiro se colocou à disposição da deputada para eventuais debates sobre o tema e manifestou total apoio da Organização Mundial de Saúde ao projeto de lei.

Notícia anterior

Ana Perugini defende manutenção da palavra gênero no projeto de lei da economia do cuidado

Próxima notícia

Com parecer de Ana Perugini, projeto que incentiva produção de energia limpa na agricultura familiar avança na Câmara Federal