Notícias

Com pareceres de Ana Perugini, projetos que preveem expansão do ensino superior no país avançam na Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), dois pareceres elaborados pela deputada federal Ana Perugini em defesa de projetos de lei que autorizam a expansão do ensino público universitário no país.

Um dos projetos aprovados é o PL 6.615/2013, apresentado pelo deputado José Guimarães (PT/CE), que autoriza o governo federal a criar o Campus Universitário do Centro Sul, no município de Iguatu, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No voto pela aprovação do texto, a deputada destacou a importância do projeto para a ampliação do acesso ao ensino superior, conforme estabelecido na Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de vagas, por meio da expansão e interiorização das redes federais de educação superior e do sistema Universidade Aberta do Brasil.

A outra proposta apreciada pela comissão, o projeto de lei 289/2015, do deputado Valmir Assunção (PT/BA), prevê a criação do Campus Universitário da da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro Cajazeiras, em Salvador. “Precisamos ampliar as vagas para cumprirmos o pactuado no PNE e ofertar mais oportunidades educacionais à nossa população”, justificou a deputada

Após a análise da Comissão de Educação, os projetos, que haviam sido aprovados pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), seguem para as comissões de de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e podem ser declarados aprovados sem discussão e votação no Plenário.

Notícia anterior

Ana Perugini apoia PEC que transforma agentes penitenciários em policiais penais

Próxima notícia

Ana Perugini organiza debate sobre crime de ódio contra mulheres nas mídias sociais