Notícias

Após mobilização e ações de Ana Perugini, Estado reabre Delegacia da Mulher em Rio Claro

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Rio Claro, município com mais de 200 mil habitantes que fica na região de Piracicaba, no interior de São Paulo, será reinaugurada nesta quarta-feira (12).

A unidade foi fechada pelo Governo do Estado, após um processo de “reengenharia”, anunciado em 2011, que fechou outras 95 delegacias, entre elas algumas DDMs. Com esse processo, 279 municípios paulistas ficaram sem delegacias na ocasião; um verdadeiro sucateamento da Polícia Civil paulista.

Houve forte reação dos movimentos femininos em todo o Estado. A então deputada estadual Ana Perugini foi chamada a fazer parte dessa luta, como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, na Assembleia Legislativa. A partir daí, Ana protocolou requerimento de informação aos órgãos estaduais de segurança pública; organizou debates; participou da mesa-redonda “Pelos Direitos e Cidadania da Mulher na 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Rio Claro.

Para a deputada federal Ana Perugini, o Governo do Estado de São Paulo precisa avançar um pouco mais em relação aos equipamentos que garantam a proteção integral da mulher no Estado. “O governador precisa ouvir o clamor dessas mulheres, que estão organizadas, que querem a delegacia, mas que querem e precisam também de casas-abrigo para acolhimento de mulheres em situação de violência; do funcionamento das delegacias da mulher 24 horas por dia, sete dias por semana; de profissionais formados adequadamente ao atendimento especializado à mulher, conforme prevê a Lei Maria da Penha”, disse a deputada.

Na opinião da assistente social Raquel Picelli, a conquista deve ser celebrada, mas lembra que ainda faltam políticas públicas em favor das mulheres no Estado de São Paulo: “me dediquei muito a esse tema, durante os quatro mandatos na Câmara de Rio Claro, criei a semana da mulher e ajudei na elaboração da Carta das Mulheres de Rio Claro, um documento que, entre outras coisas, pedia a Delegacia da Mulher de volta. Durante esse percurso, sempre tivemos o apoio incondicional da deputada Ana Perugini, a quem agradecemos muito”, comemorou Raquel.

A DDM de Rio Claro vai funcionar ao lado da Polícia Civil, na região do bairro do Estádio, na antiga sede da 36ª Ciretran.

Notícia anterior

Ana Perugini participa de lançamento de frente em favor de autistas, em Campinas

Próxima notícia

Deputada Ana Perugini recebe presidente da Apso