Notícias

Ana Perugini vai responder perguntas enviadas pela internet em seminário

O seminário proposto pela deputada federal Ana Perugini para discutir a inclusão do trabalho doméstico não remunerado no cálculo anual do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai ser interativo. Por meio do Portal e-Democracia, os usuários poderão acompanhar o evento ao vivo pela internet, fazer comentários e enviar perguntas à parlamentar e aos especialistas convidados. O evento ocorre a partir das 14h desta quarta-feira (7), no Plenário 14 da Câmara dos Deputados.

Para acompanhar o seminário, basta acessar o link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/247. Conectado à plataforma, o usuário poderá iniciar a interação. As perguntas serão selecionadas pelo público e respondidas pelos participantes durante o evento. A sala de interatividade já está aberta aos usuários e apta ao recebimento de questões e comentários.

O portal e-Democracia foi lançado em 2012 pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de ampliar a participação popular no processo legislativo.

O seminário “A inclusão da economia do cuidado, constituída pelo trabalho doméstico não remunerado, no Sistema de Contas Nacionais” é uma iniciativa da deputada Ana Perugini e está sendo promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria da Mulher e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional.

“Mensurar a importância de todo o trabalho que fica fora do intercâmbio monetário, como o trabalho doméstico, o voluntário, o cuidado dos filhos, que majoritariamente é executado por mulheres, nos parece uma legislação que fará justiça ao reconhecer o significado do trabalho invisível que as mulheres realizam há séculos na reprodução da vida”, avaliou a deputada.

Ana Perugini é coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, uma das coordenadoras da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Confira a programação:

MESA DE ABERTURA

Deputada Ana Perugini | coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres
Deputada Shéridan | presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
Deputada Soraya Santos | coordenadora-geral da Secretaria da Mulher
Deputada Elcione | presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher
Senadora Vanessa Grazziotin | procuradora especial da Mulher do Senado Federal

MESA INSTITUCIONAL

Ana Carolina Querino | gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil
Hildete Pereira de Melo | professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet)
Deputada Rosinha da Adefal | membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

MESA INSTITUCIONAL (APROFUNDAMENTO)

Cristiane Soares | membro da Coordenação de Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep)
Roberto Luís Olinto Ramos | presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Natália Fontoura | coordenação de Gênero do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea)
Lourdes Maria Bandeira | professora e chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)

Notícia anterior

Ana Perugini indica CCART de Hortolândia ao Prêmio Darcy Ribeiro

Próxima notícia

Ana Perugini expõe projeto sobre trabalho não remunerado em encontro da ONU