Sem categoria

Ana Perugini participa de lançamento de frente em favor de autistas, em Campinas

A Frente foi idealizada pelo deputado federal Paulo Freire(PR-SP)

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Autistas ocorreu na Câmara de Campinas, nesta sexta-feira(7), encerrando a semana do autismo, iniciativa da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida do Legislativo campineiro.

A frente, que passa a funcionar na Câmara Federal, recebeu amplo apoio de parlamentares e será presidida pelo deputado federal Delegado Francischini (SD-PR).

Para a deputada Ana, a iniciativa foi uma oportunidade de aprender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A deputada fez questão de ressaltar o avanço com a chegada da lei 12.764/2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com autismo, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, conhecida como Lei Berenice Piana, regulamentada pelo Decreto 8.638/2014. “O desafio, entretanto, é fazer com que essas leis se tornem práticas cotidianas”, comentou.

Ana disse ainda que ouviu atentamente a palestra de Selma Sueli Silva e Victor Mendonça: “O poema ‘Desmotivo’, de autoria do jovem Pedro de Lucena, de 19 anos, que não consegue falar, mas que, por meio de um equipamento eletrônico, externa todas as suas emoções e pensamentos, me deixou muito emocionada”, confessou.

O poema, um dos momentos mais elevados da tarde, foi lido pela palestrante Selma Sueli, que é autista e mãe de Victor Mendonca, também autista:

“(…)Vivo sempre perplexo,

Querendo a sombra de um amigo

Onde eu possa descansar (…)”

Ao citar o poema, Ana chamou a atenção para a importância da educação brasileira: “Ainda acredito na educação como a saída para todas as mazelas da humanidade. Precisamos conhecer, e conhecendo, amamos”, disse. “Uma soma de esforços é necessária para que possamos ter um diagnóstico, o mais rápido possível, que propicie melhor qualidade de vida para aqueles e aquelas diagnosticados com autismo”, concluiu a deputada, que na Câmara federal compõe as Comissões de Minas e Energia (CME), Desenvolvimento Urbano (CDU), Educação (CE) e de Defesa dos Direitos da Mulher (CMulher). Além disso, a deputada Ana Perugini coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e é responsável pelas ações das frentes parlamentares de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
A deputada Ana Perugini(PT-SP) compôs a mesa de trabalhos juntamente com os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Roberto Alves (PRB-SP); a deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP); os vereadores Jorge da Farmácia, Rafa Zimbaldi e Professor Alberto; o prefeito de Holambra, Fernando Fiori (PTB-SP); o chefe da Polícia Federal de Campinas, Paulo Vibrio; o superintendente do Hospital das Clínicas da Unicamp, João Miranda; o cirurgião plástico e vice-presidente do Hospital Sobrapar, Cássio Eduardo Raposo do Amaral; a diretora da Escola Batista Ágape, Ana Consuelo; e a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocilaine Pereira, que representou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

Notícia anterior

Ana Perugini entrega veículos aos conselhos tutelares de Artur Nogueira, Conchas e Paulínia

Próxima notícia

Após mobilização e ações de Ana Perugini, Estado reabre Delegacia da Mulher em Rio Claro