Notícias

Ana Perugini indica Sogesp a prêmio nacional de promoção à saúde da mulher

A deputada federal Ana Perugini, coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional, indicou a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp) ao Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. Concedida desde 2010 pela Câmara Federal, a premiação é entregue anualmente a entidades governamentais e não governamentais que se destacam pela promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Em 2016, a associação recebeu diploma de menção honrosa da Câmara dos Deputados, após ser indicada pela parlamentar ao prêmio, criado em 2009 em homenagem ao médico ex-deputado José Aristodemo Pinotti, falecido em 1º de julho daquele ano.

O prazo de inscrições ao prêmio terminou no último dia 23, e a eleição dos vencedores, feita por um Conselho Deliberativo composto por 12 deputados e deputadas, vai ocorrer nos próximos dias 11 e 12 de abril. A entrega da honraria – a até cinco vencedores – está marcada para 23 de maio, em sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Ana mantém uma parceria de mais de uma década com a Sogesp. Com apoio e suporte da entidade, que é a maior associação de profissionais da especialidade do país e promove ações permanentes de valorização da mulher brasileira, a parlamentar propôs a implantação da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) na rede pública de saúde.

Por meio do projeto de lei 708/2007, a parlamentar apresentou a proposta à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no seu primeiro mandato como deputada estadual. A imunização, no entanto começou a ser disponibilizada em 2014 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a vacina é oferecida a meninas de 9 a 14 anos e a meninos de 11 a 14 anos. Em indicação feita no mês passado ao Ministério da Saúde, a deputada sugeriu que o direito à imunização seja estendido a mulheres dos 15 aos 26 anos.

Notícia anterior

Concessionária atende a pedido de Ana Perugini e vai trocar abrigo na SP-101

Próxima notícia

Ao povo o que é do povo: Lula Presidente!