Notícias

Ana Perugini indica Lar dos Velhinhos de Piracicaba ao Prêmio Zilda Arns

A deputada federal Ana Perugini indicou o Lar dos Velhinhos de Piracicaba, município localizado no interior de São Paulo, ao Prêmio Zilda Arns. A honraria foi criada no ano passado pela Câmara dos Deputados, como forma de reconhecimento a pessoas e instituições que contribuem ou contribuíram ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

Fundado em agosto de 1906 por empresários da cidade, o Lar atende a aproximadamente 500 homens e mulheres com mais de 60 anos, garantindo alimentação, moradia, higiene, vestuário, saúde preventiva, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, enfermagem, acupuntura, nutrição, recreação, dentista e atendimentos médicos. É uma das entidades mais tradicionais de Piracicaba e ostenta o título de “primeira cidade geriátrica do Brasil”.

“Quando se referia à Pastoral da Pessoa Idosa, que ajudou a criar em 2004, a doutora Zilda Arns dizia que seu papel é fazer com que cada idoso e cada idosa do nosso país ‘tenham melhores condições de vida, mais saúde, mais alegria de viver e maior participação na sociedade’. O Lar dos Velhinhos de Piracicaba tem se dedicado a essa missão há 111 anos. Merece o nosso reconhecimento”, justificou Ana Perugini, que atua no fortalecimento das entidades do terceiro setor.

O Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa consiste em um diploma de menção honrosa, concedido a até cinco homenageados. Seu nome homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, dentro e fora do país, e foi uma das fundadoras das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

A escolha dos vencedores será feita por um Conselho Deliberativo formado pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Casa, um representante de cada partido político com assento no Parlamento, indicado por seu respectivo líder caso a bancada não possua membro titular na respectiva comissão.

A divulgação dos vencedores está marcada para 9 de maio, e a premiação ocorrerá no dia 13 de junho, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.

Notícia anterior

Liberados R$ 2,5 mi em emendas apresentadas por Ana Perugini; recursos vão melhorar saúde em 10 municípios

Próxima notícia

Confira a agenda de compromissos da deputada Ana Perugini no Mês da Mulher