Notícias

Ana Perugini debate alta da gasolina e do gás de cozinha na Câmara Federal

A deputada federal Ana Perugini participa nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, de audiência pública conjunta organizada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU) e de Minas e Energia (CME) para discutir os sucessivos aumentos de combustíveis e do gás de cozinha no país. O debate foi proposto pelo deputado Tenente Lúcio (PSB-MG), por meio do requerimento 195/2017, e aprovado com apoio da parlamentar, que é integrante titular dos dois colegiados.

Nesta terça-feira (12), a Petrobras reajustou os preços da gasolina e do diesel pela oitava vez consecutiva no ano. Os derivados de petróleo subiram 1,40% e 1,80%, respectivamente, em todas as refinarias do país. Uma semana antes, foi a vez do gás de cozinha. No sexto aumento consecutivo de 2017, o botijão de 13 quilos foi reajustado em 8,9%, acumulando alta de 67,8% desde agosto, início do ciclo de alta.

Para a deputada, a audiência vai ser importante para alertar o povo brasileiro e chamar a atenção para a necessidade de mudanças na política de preços implantada em julho pelo atual governo e que está comprometendo o orçamento das famílias.

“São muitas altas, num momento de crise e de desemprego no nosso país. O preço do gás de cozinha, por exemplo, quase dobrou, está impagável. Precisamos abrir essa discussão e envolver toda a sociedade. Já temos informação de que os caminhoneiros estão ameaçando parar, porque esses aumentos sucessivos não acompanham o valor do frete, e tem motorista quase pagando para trabalhar”, justificou Ana.

Confirmaram presença na audiência o gerente geral de Marketing da Petrobras, Flávio Santos Tojal; o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda; e o conselheiro titular da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Ari Rabaiolli. As comissões ainda aguardam confirmação sobre o envio de representantes do Ministério da Fazenda e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O debate será transmitido pelo portal e-Democracia. Além de acompanhar a transmissão ao vivo, o usuário pode enviar perguntas e interagir com os participantes, por meio do link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/627.

PARTICIPE

Audiência pública “O elevado preço dos combustíveis no Brasil”
DATA | Quarta-feira, 13 de dezembro
HORÁRIO | depois da reunião deliberativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano, marcada para as 10h
LOCAL | Anexo II, Plenário 16 da Câmara dos Deputados

Notícia anterior

Ana Perugini discute autonomia de conselhos tutelares com conselheiros da RMC

Próxima notícia

Ana Perugini e deputados do PT e do PCdoB barram privatização da Transpetro