Notícias

Ana Perugini se solidariza com agentes penitenciários e pede organização na luta contra reforma

A deputada federal Ana Perugini se reuniu com membros do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), na última quarta-feira (3), em Brasília, durante protesto de agentes penitenciários contra a reforma da previdência.

Os agentes reivindicam a classificação como agentes de segurança, em reconhecimento ao ambiente insalubre, com insegurança e alta carga de estresse, em que atuam e que tem sido alvo de decisões da Justiça do Trabalho. O enquadramento na regra dos policiais daria à categoria o direito a aposentadoria especial, com idade mínima de 55 anos.

Na noite de terça-feira, agentes ocuparam o Ministério da Justiça em protesto contra a PEC 287. Na quarta, invadiram o plenário onde a Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados votava o texto da reforma – o parecer do deputado Arthur Maia foi aprovado por 23 votos a 14.

“Quem não conhece o trabalho dos agentes penitenciários não sabe o caos que enfrentam em seus locais de trabalho, muitas vezes confinados num ambiente totalmente inseguro”, afirmou a parlamentar. “O que nos chama a atenção é a insensibilidade do governo e a necessidade cada vez maior de resistência a essa reforma atropelada, que não consegue ver a realidade de cada categoria no nosso país”, concluiu a deputada, enfatizando que a organização da sociedade vai ser determinante para que a reforma não seja aprovada.

Notícia anterior

Ana Perugini debate ‘a reforma das mulheres’ na Comissão dos Direitos da Mulher

Próxima notícia

Previdência: uma reforma contra o trabalhador e as mulheres